Caravelas Certificado Bandeira Azul

Praias das Caravelas, Forno, Foca e Tucuns em Búzios perto da certificação da Bandeira Azul

Caravelas Certificado Bandeira Azul

Búzios - A Praia das Caravelas, situada na localidade de mesmo nome, e inserida na APA do Pau-Brasil, no município de Búzios, balneário da Região dos Lagos do Rio, pode ser escolhida, entre outras três praias da península para concorrer ao selo Bandeira Azul, um prêmio ecológico mundial, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Além da Caravelas, também serão inscritas as praias Forno, Foca e Tucuns. A ação para pleitear o selo de qualidade é conjunta entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, setor privado, terceiro setor e associações de moradores.
Para se qualificar com a certificação Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão e educação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
"É um trabalho preparatório, não é imediato, mas há a necessidade de se programar para alcançar as metas necessárias de estruturação das praias para os próximos anos de avaliação", explica o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso.
 Recentemente, representantes das secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Secretaria de de Turismo, além da Câmara de Vereadores, estiveram na Praia da Caravelas. Eles foram recebidos por equipes do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), da Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC) e do Hotel APA Pau-Brasil, e puderam conferir o trabalho desenvolvido no local e a infraestrutura existente.
A ação conjunta entre IEBMA e a ACVPC, com apoio do Hotel Apa Pau-Brasil já mantem equipamentos como banheiros, restaurante e auditório, este último conhecido como 'Salão da Praia', que fica na área do condomínio geral em terreno privado próximo à praia. O Salão da Praia tem grande importância histórica. Desde 1990 é cedido para ações de interesse público como reuniões para a emancipação político administrativa de Búzios e e atividades socioambientais, como as que serviram de base para a criação da Apa do Pau-Brasil.

Uma praia pode ser eleita para ter a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água, e Evanildo reforçou essa preocupação.
"Nossa missão a médio prazo é colocar nossa cidade, como hotspot em Ecoturismo, através de estruturação das nossas Unidades de Conservação e das nossas praias. Para isso, precisamos avançar em conquistas na área do saneamento, como já temos buscado, implantando só este ano mais de 6 km de rede separativa de esgotamento sanitário no Capão e em Cem Braças", conta.
Na Caravelas funciona, desde a década de 1980, uma estação de tratamento de esgoto, que posteriormente foi qualificada também a produtora de água de reuso, uma ETERS. Mantida pela união dessas três entidades, o IEBMA, a ACVPC e o hotel, a ETERS recebe todo o esgoto gerado pelas 170 casas dos residenciais que formam a comunidade em torno da praia, do hotel e também do clube de praia.

Fonte. jornal O Dia

Benefícios de reservar conosco!

Reserve no Pix e Ganhe 5% desconto

Melhor tarifa garantida

Segurança em suas reservas

Reservas sem taxas extras

Pets são bem-vindos!

Nós cobrimos o melhor preço! Clique para maiores informações.